Quarta-feira, 29 de Setembro de 2010
Consumo de leite e produtos lácteos auxiliam na perda de peso

"Um novo estudo sobre a perda de peso, conduzido por pesquisadores da Universidade Ben-Gurion (BGU), revela que pessoas que consomem leite e produtos lácteos perderam em média mais peso quando comparada àquelas que consumiam pouco ou nenhum leite.

Independentemente da dieta, os pesquisadores descobriram que os participantes com a maior ingestão de cálcio do leite, o equivalente a 335 ml de leite ou outros produtos lácteos (580 mg), perderam cerca de seis quilos ao final de dois anos. Em contrapartida, aqueles com o menor consumo de cálcio do leite, em média cerca de 150 mg de cálcio de origem láctea (ou cerca de metade de um copo) só perdeu 3,5 quilos em média.

Além do cálcio, os pesquisadores também mostraram que os níveis sanguíneos de vitamina D afetaram o sucesso da perda de peso. Os níveis de vitamina D aumentaram entre os que perderam mais peso. O estudo de intervenção dietética confirmou uma outra pesquisa em que os participantes com excesso de peso diminuíram os níveis sanguíneos de vitamina D.

Mais de 300 participantes obesos (entre mulheres e homens), com idades entre 40 e 65 anos, participaram do estudo de avaliação do baixo teor de gordura, do Mediterrâneo ou as dietas de baixo carboidrato durante dois anos. Doutor Danit Shahar, do Centro de Saúde e Nutrição e da Faculdade de Ciências da Saúde da BGU, conduziu o estudo.

Segundo o pesquisador, "sabe-se que pessoas acima do peso apresentam menores níveis plasmáticos de vitamina D, mas este é o primeiro estudo que mostra realmente que o soro da vitamina D aumentou entre as pessoas que perderam peso".

A vitamina D aumenta a absorção de cálcio no sangue e, além da exposição ao sol, ela pode ser obtida a partir do leite fortificado, peixe e ovos.

O estudo foi publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition."

 

Fonte: www.isaude.net

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publicado por Cátia Pontes às 15:49
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