Sexta-feira, 16 de Setembro de 2011
Alimento da semana - ABÓBORA

Com formatos e cores variados, a abóbora é um legume delicioso que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, a acne, a inibir o aumento de peso, entre outros. Faça com que a sua alimentação fique mais saudável, incluindo a abóbora, por estes nove elementos que a fazem ser benéfica:

1) Betacaroteno - As abóboras são fonte de elevadas quantidades deste pigmento, que pode ajudar a prevenir o cancro e a acne. Este antioxidante, no organismo é convertido em vitamina A, que traz benefícios à pele e à visão.
2) Fibra - A abóbora fornece boas quantidades de fibras solúvel e insolúvel, sendo que a solúvel ajuda a diminuir os níveis de LDL-colesterol, e, a fibra
insolúvel ajuda também a saciar a fome e aliviar a prisão de ventre.
3) Luteína - A abóbora é uma destacada fonte deste carotenóide, que pode ajudar a prevenir as cataratas e o cancro do cólon.
4) Magnésio - Este mineral essencial pode ajudar a combater alergias e asma. Pode também ser benéfico para a saúde do sistema cardiovascular, a pressão arterial, cálculos renais e tensão pré-menstrual (TPM).
5) Potássio - Uma dieta rica neste mineral pode diminuir os riscos de pressão alta, cálculos renais e AVC.
6) Tiamina - Uma porção de abóbora fornece boas quantidades desta vitamina do complexo B importante para o cérebro. Ajuda ainda a melhorar a memória e o humor.
7) Vitamina B6 – Associada a um menor risco de doenças cardíacas e a depressão.
8) Vitamina C - Poderoso antioxidante, pode prevenir as cataratas e doenças crónicas.

9) Água - Extremamente rica neste elemento essencial, estima-se que o seu teor em água seja de 90%, por isso mesmo são pouco calóricas (9 Kcal/100g).

Escolha bem: opte por abóboras sem imperfeições na casca e com brilho. Se comprar aos pedaços, certifique-se de que não estão secos, sinal de que a abóbora foi cortada à bastante tempo.

 

Dicas de conservação:

- À temperatura ambiente: desde que num local seco e ventilado, a abóbora suporta meses;

- No frigorífico: depois de abertas, durante 2 a 3 dias;

- No congelador: descasque-a primeiro.

Receita: Bolo light de abóbora                          

 

Ingredientes:

  • 500gr de abóbora
  • Óleo de amendoim para untar a forma
  • 100gr de açúcar light
  • 5 ovos
  • 150 gr de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • Canela em pó q.b.

 

Preparação:

Descasque a abóbora e corte em pedacinhos. Leve a cozer em água abundante e depois de cozida triture e deixe escorrer.

Unte uma forma com óleo de amendoim e polvilhe com farinha. Ligue o forno a 180ºC.

Numa taça misture as gemas dos ovos com o açúcar até obter uma mistura homogénea e levemente esbranquiçada. Junte a abóbora e envolva bem. Adicione a farinha peneirada, previamente misturada com o fermento em pó. Bata as claras em castelo e incorpore-as na mistura anterior. Deite o preparado na forma e polvilhe com canela em pó a gosto.

Leve a cozer ao forno, por aproximadamente 45 minutos. Verifique com um palito se está cozido e retire. Desenforme e deixe arrefecer.

publicado por Cátia Pontes às 15:14
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