"Isabelle Caro, modelo francesa, que posou nua para uma campanha anti-anorexia morreu aos 28 anos de idade, após tratamento de uma doença respiratória aguda. Ela morreu a 17 de novembro ao voltar a França depois de um trabalho em Tóquio. De acordo com um amigo, Vinvent Bigler, não havia certeza da causa exacta da morte.
A imagem emaciada de Isabelle Caro chocou as pessoas durante uma campanha publicitária italiana cujo objectivo era destacar os problemas relacionados com a anorexia nervosa no mundo da moda e outras partes da sociedade. Caro sofria de anorexia, e pesava 27 kg quando posou para a fotografia.
A Anorexia Nervosa é um transtorno psicológico no qual o paciente tem uma distorção da imagem corporal e um medo ilógico de se tornar / ser gorda, pelo que deliberadamente tentam perder peso. A grande maioria dos doentes são do sexo feminino, mas os homens também podem ser portadores.
De acordo com o diagnóstico ® DSM-IV-TR and Statistical Manual of Mental Disorders (American Psychiatric Association), um paciente com Anorexia Nervosa:
* Pesa, pelo menos, menos 15% do seu peso ideal
* Tem um índice de massa corporal (IMC) inferior a 17,5
* Não teve três períodos menstruais consecutivos
* É demasiado preocupado com o peso e forma corporal
* É extremamente preocupado com o ganho de peso
Em mais de ¾ dos casos, a Anorexia Nervosa começa quando o paciente tem idade entre 11 e 20 anos. Aproximadamente 6% dos pacientes morrem, com metade de todas as mortes resultantes de suicídio. Anorexia Nervosa tem a maior taxa de mortalidade de todas as doenças mentais.
Os sofredores são geralmente perfeccionistas que fixaram metas inatingíveis. Quando os objectivos não são alcançados, o paciente começa a controlar partes da sua vida das quais é capaz, como a ingestão de comida e o peso corporal. Especialistas dizem que um medo irracional de perder o controlo, geralmente resulta de baixa auto-estima e auto-crítica. Muitos pacientes sentem que perderam totalmente o controlo depois de comer uma quantidade mínima de comida. Caro doença começou quando ela tinha 13 anos de idade.
Após a morte de uma modelo brasileira que sofria de um distúrbio alimentar, Oliviero Toscani, fotógrafo italiano, criou uma campanha publicitária para uma empresa de moda italiana. A foto nua de Caro apareceu em outdoors e jornais - na fotografia os seus ossos salientes e as vértebras eram claramente visíveis. O slogan do anúncio dizia "Não à Anorexia".
A fotografia de Isabelle Caro trouxe para a ribalta os transtornos alimentares."
Fonte: www.medicalnewstoday.com
Nutrição em Português
Internacional