Um estudo realizado por investigadores alemães afirma que é mito o facto de se acreditar que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e que comer mais de manhã significa consumir menos calorias ao longo do dia. A investigação publicada no «Nutrition Journal» revela que a quantidade não é reduzida durante o almoço e o jantar e que a necessidade de mais calorias não é suprimida.
A Associação Britânica de Dietética diz que comer um bom pequeno-almoço é muito importante para uma dieta equilibrada e que começar o dia com uma refeição bem calórica está associada à perda de peso. Uma equipa da Universidade de Munique discorda.
Para o efeito, os cientistas seguiram um grupo de 400 pessoas durante duas semanas e os pacientes registavam em diário aquilo que comiam, os horários das refeições e o que pesavam na altura. Alguns tinham um grande pequeno-almoço, outros comiam de forma regrada e os restantes saltavam-no.
Os primeiros consumiam umas 400 calorias durante a primeira refeição do dia e verificou-se que no final do dia tinham consumido precisamente 400 calorias a mais do que os outros, no final do dia. Volker Schusdziarra, líder da investigação, explicou que as pessoas não comem menos ao longo do dia só porque tiveram um grande pequeno-almoço de manhã.
Contudo, os especialistas continuam a defender a importância da refeição matinal. Está confirmado, segundo a Associação Britânica de Dietética, que quem come o pequeno-almoço tem uma dieta mais equilibrada do que os que saltam esta refeição – têm menos tendência para a obesidade, perdem peso com mais facilidade e reduzem o risco de doenças cardíacas. “Não comer de manhã pode incentivar a comer alimentos menos saudáveis e menos nutritivos”, refere a associação.
Fonte: www.cienciahoje.pt
Nutrição em Português
Internacional