O chuchu é uma hortaliça fruto, ou seja, um vegetal da categoria dos frutos, que apresenta um elevado teor de água e um baixo valor energético (em 100 g de alimento existem 31 Kcal e 91% de água). Portanto à semelhança de outros hortícolas, é um alimento pobre em energia, podendo ser consumido em quantidades apreciáveis.
Por todas estas características, o chuchu é muito utilizado em dietas.
É também um legume de fácil digestão, sendo por isso muito útil em casos de debilidade estomacal.
Entre outros nutrientes, fornece particularmente fibra e potássio. O primeiro contribui para o bom funcionamento intestinal, para a regulação dos níveis plasmáticos de colesterol LDL “mau colesterol” e para a melhoria da função cardiovascular. O segundo, desempenha um papel importante na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluidos do corpo e na contracção muscular.
Por outro lado, o chuchu é fonte de vitaminas A, B e C.
Esta hortaliça de sabor suave tem quantidades consideráveis de niacina, uma das vitaminas do complexo B, que promove o crescimento, contribui para a saúde da pele e estimula o apetite. Porém a sua ingestão poderá ser restrita no caso de insuficiência renal.
Contém ainda quantidades significativas de minerais como, ferro, magnésio, cálcio e fósforo, que contribuem para a formação dos ossos e dentes e evitam a fadiga mental.
Este alimento é também muito importante, principalmente, na alimentação dos bebés, pois estes precisam de maiores quantidades de minerais e niacina para o seu crescimento, desenvolvimento e fortalecimento.
Apesar de simples, o chuchu, combinado aos demais alimentos, numa refeição, contribui significativamente para equilibrar o aporte calórico, evitando a ingestão de calorias.
Se for cozido sem sal, o chuchu é recomendado para o tratamento da pressão arterial alta e tem efeitos diuréticos.
As suas folhas, que são calmantes e refrescantes, podem também ser usadas em saladas.
Na hora de comprar, procure escolher o que tiver casca brilhante e sem sinais de podridão. Rejeite se se apresenta mole.
Dicas de conservação:
À temperatura ambiente, até 3 dias ou no frigorífico, na parte menos fria, até 1 semana.
Receita: creme de chuchu com milho
Ingredientes para 4 pessoas:
Preparação:
Descasque a cebola, os dentes de alho, a batata e o chuchu. Corte os legumes em pedaços para dentro de uma panela pequena. Corte o alho francês em rodelas, lave em água corrente e junte aos restantes legumes. Cubra com água, tempere com sal, tape e leve a ferver sobre lume moderado até os legumes estarem macios.
Adicione o azeite e triture tudo com a varinha mágica até os legumes estarem em puré. Adicione o milho, rectifique o sal e deixe retomar fervura.
Sirva bem quente com raspas de queijo parmesão.
Nutrição em Português
Internacional