Por trás dos bagos vermelhos e rosados de sabor agridoce, está um fruto exótico que tem imensas propriedades benéficas para o organismo e, por conseguinte, para a saúde.
Rica em água, potássio e antioxidantes, a romã ajuda, entre outras coisas, a manter baixos os níveis de colesterol e de tensão arterial, e a sua vitamina C protege das constipações.
Não tem gordura nenhuma, apenas hidratos de carbono (e mesmo assim em quantidade reduzida) que dão energia de forma imediata, e um elevado teor de água, que lhe confere uma incomparável suculência e ajuda a manter o corpo saudável e hidratado.
Tem uma quantidade significativa de potássio, o que, aliado ao seu reduzido nível de sódio, ajuda a repor o nível hídrico das células. Isto traduz-se numa recuperação mais eficaz da saúde das células, melhorias no sistema nervoso e muscular, e redução da tensão arterial.
É rica em substâncias antioxidantes (flavonóides, pró-vitamina A e vitamina C, bem como taninos, substância responsável pela sensação áspera do sabor da romã) que ajudam a controlar os níveis de colesterol, ajudam na prevenção contra doenças como diabetes, obesidade, hipertensão, e ainda previnem o envelhecimento rápido e mantêm a pele saudável.
É uma fruta recomendada para diabéticos por ter quantidades quase nulas de sacarose (0,2 g por cada 100 g). Para além disso, ajuda a emagrecer porque é pouco calórica, (50 Kcal/100g de alimento), e tem um ligeiro efeito diurético.
É de fácil digestão e está indicada para problemas gastrointestinais, como diarreia, úlceras ou flatulência, bem como na prevenção das hemorróidas. Mais importante ainda é o facto de ser um excelente aliado contra o stress, doenças cardiovasculares ou até mesmo contra o cancro, principalmente da próstata.
Escolha bem: prefira as romãs que pesam mais em proporção ao seu tamanho, sem cortes nem amolgadelas, com uma casca rija de cor viva e nuances acastanhadas. Apesarde poder encontrar romãs à venda durante todo o ano, a época em que as suas propriedades organolépticas (cor, sabor, aroma) estão mais apuradas vai desde o início de Outubro a meio de Dezembro.
Dicas de conservação:
À temperatura ambiente: num local fresco, até um mês;
No frigorífico: até 2 meses;
No congelador: descasque e guarde as sementes até 3 meses.
Receita: Arroz doce com romã
Ingredientes:
Preparação:
Numa panela ferva o leite com 500 ml de água e o sal.
Junte o arroz e cozinhe-o por cerca de 20 minutos, mexendo ocasionalmente. Noutra panela aqueça os 250 ml de água com a casca de limão e o açúcar e mexa até que o açúcar se dissolva.
Retire as cascas de limão e insira os bagos de romã (reserve alguns para decoração) e ferva por 5 minutos, filtre o sumo. Insira-o no arroz e continue a cozinhar até todo o líquido ter sido absorvido.
Deixe repousar por alguns minutos. Divida o arroz por taças, polvilhe com bagos de romã e sirva.
Nutrição em Português
Internacional